sexta-feira, 27 de setembro de 2013

De Frente com Gloss – Bruno Cardoso – Sorriso Maroto

De Frente com Gloss – Bruno Cardoso – Sorriso Maroto

Essa entrevista com o Bruno foi ao ar em 19 de Março de 2013
Site: HugoGloss.com
_________________________________________________________________________________

De Frente com Gloss – Bruno Cardoso – Sorriso Maroto

Vou confessar: eu era pagodeiro. Hoje não mais, porque acho que o pagode tá meio esquisito, mas eu AMAVA Katinguelê, Os Travessos, Molejo, Art Popular, Só Pra Contrariar, Karametade, Exaltasamba… Até Pixote, eu ouvia!! Sei todas até hoje de tanto que eu ouvia isso nos anos 90. Era uma febre, né? Lembro que no Planeta Xuxa tinha dias que era um grupo de pagode atrás do outro. Era muito maravilhoso. Hoje em dia acho que quase não tem mais pagode como naquela época, com exceção de um ou outro e, do Sorriso Maroto que, pra mim, é o melhor grupo de Pagode atualmente. Eu adoro! Principalmente as românticas, porque pra mim o pagode tem que ser igual música sertaneja, com a letra bem cafona, falando de amor, de corneada, de pé na bunda, que é assim que a gente fecha os olhos e gritaaaa no show lembrando daquele infeliz que ferrou a nossa vida. É ou não é? É!!!!! rs…. Foi por isso que fui atrás do Bruno Cardoso, o vocalista do Sorriso Maroto, pra ele contar quando que o maldito do papai vai sumir das nossas vidas e se ele não pretende fazer o Justin Timberlake e fazer carreira solo, mostrando sua sexyback…. Vem que hoje eu tô romântico, hoje eu quero falar de amoooorr… Então eu falarei Inara, Inara, Inara, Inaraíííííí…….. Porque a Luz vai iluminar os pensamentossss delaaa….. #GlossVintage



HG – Bruno, quando que o papai vai morrer de vez? Não aguento mais essa música! Rs… Você acha que ainda vamos ouvir por muito tempo?

Bruno - Acredito que sim, nem que seja no show do Sorriso kkkk. Sério agora, o que aconteceu com essa música foi algo muito estrondoso. Ela fez parte do principal núcleo da maior novela de todos os tempos, de personagens marcantes e carismáticos que nunca sairão de moda e da memória das pessoas. Assim eu espero!

HG – Aliás, fiquei indignado que vocês não ganharam o troféu “Melhores do Ano” de Música do ano. Não achei justo. Foi tudo culpa da RRiiiiitaaa? Por que o Camaro Amarelo matou papai?

Bruno -  É culpa da Rita! Tinha que ser a Rita! Kkkk… O Camaro também é merecedor. Essa música veio sem novela e cantada por uma dupla nova no mercado e foi top hit em vários segmentos: rádio, iTunes… Por isso eu não me espanto. Mesmo sabendo do excelente trabalho e do esplendoroso sucesso do “Papai”. Isso quer dizer que tudo poderia acontecer. Fiquei mega feliz de ser mencionado entre os 3 maiores sucessos do ano. Pra nós, esse é o maior prêmio: ter sua música mencionada e reconhecida no seu país! rs

A Marcha dos pinguins pagodeiros

HG – Assim como “Assim você mata o papai”, a música “Parapapá” também está em uma novela das 21h, mas não teve o mesmo sucesso. Eu achei que “Parapapá” ia ser hit do carnaval. Por que não virou? Tocou pouco na novela? Ou passou a época dos hits que ficam repetindo silábas “tchutchatchá, tcheretchetchê, lelelê”?

Bruno –  Não existe fórmula para o sucesso. Cada música tem a sua história e seu momento. O Papai teve o encaixe perfeito. Foi a música certa, no personagem certo, na novela certa. O Parapapá, eu, como você, acho tão legal quanto. Mas, infelizmente, ela não teve esse encaixe com o personagem carismático. Acho que esse é o ponto crucial pra que a música ganhe um destaque arrebatador em uma novela. Já nos shows e no rádio, é um estouro com a molecada.


HG – Vou confessar que eu sou do pagode vintage. Acho que hoje em dia quase não tem mais pagode, é tudo mais pro samba, e quando tem pagode só fala de favela. Cadê os pagodes românticos dos anos 90? Acabou o amor pagodeiro?

Bruno - Será que eu sou o último romântico? Kkkkk Realmente houve uma mudança na linguagem musical/literal. Não só no samba, mas na música mesmo como um todo. O Sorriso inverteu os pólos, mas nunca deixou o seu romantismo de lado. Nem quando agitamos o som deixamos de ser românticos. Inclusive a nossa nova música é uma romântica nesse tom que você fala. O nome é “Brigas Por Nada” e tem a participação do Coral Resgate. Ouçam!


HG – Bruno, você emagreceu, né? Você sofre de efeito sanfona? Fez o que pra emagrecer? Passa a receita, menino. Foi lipo, academia, dieta, ou todas as anteriores?

Bruno -  É só fechar a boca! Eu sou um grande apreciador da “rebolada no queixo” kkkk. Isso me pega, por isso o efeito sanfona. Sou um pecador capital, meu pecado é a gula, me dedurei! Kkkk

Bruno era plus size

HG – Por que você vive de óculos escuros? Você quer ser o Bono brasileiro?

Bruno -  Bono? Não! Minha cara está mais pra Trakinas! Kkkkk
Brincadeiras à parte, sou fã da personalidade do Bono e também do seu estilo básico. Não só ele, mas procuro me antenar em algumas coisas. Não só na moda contemporânea, mas em estilos e personalidades. Ah, adoro óculos!

                            Bruno quer ser It Singer com vários óculos

HG – Quem escolhe seus looks e os da banda? Tem um stylist? Suas calças não estão um pouco justas? Rs… Eu lembro uma época que toda banda de samba e pagode só usava branco, você lembra?

Bruno - Até semana passada era a gente kkkk. Agora, pra ocasiões especiais, temos uma personal pra dar uma ajuda.
Ah, as minhas calças não são justas. São minhas pernas que estão grossas kkkk. Esse papo de figurino é bem interessante. Hoje você usa uma roupa e se acha “o cara”, no futuro você vai ver uma foto e vai rir de você mesmo.

Todo trabalhado no Onde Está Wally

HG – Eu amo a sua voz, você acorda com uma voz babado? Já te pediram pra cantar na hora da nhanhada? Rs… Alguém já caiu na sua lábia só por causa da voz?

Bruno –  Já aconteceu de tudo um pouco.
Eu acordo sempre com a voz umas duas oitavas abaixo da voz natural. O que dificulta um pouco a desenvoltura. Pra vocês entenderem, uma voz muito grave. Kkkk Quanto à sedução através da voz, não acredito nisso não. Não tenho esse sex appeal na voz não. Pra locutor de rádio romântica é mais fácil kkkk.

HG – Bruno, é meu sonho tirar sua barbicha. Um dia você deixa? Rs… Tipo um dia de Sorriso by Gloss, comigo de stylist. Ia tombar!

Bruno -  Fechado, mas não agora, tá? Rs

HG – Eu amo o dueto do Sorriso Maroto com Ivete. Acho que vocês divulgaram pouco a música na TV… Como foi nas rádios? Tem planos de parcerias pro futuro? Eu acho que vocês deveriam gravar com o Naldo, com o Thiaguinho…

Bruno –  É verdade! Não fizemos um trabalho de divulgação pesado na época porque Ivete estava grávida do Marcelo. Por isso a ideia do clipe dos passarinhos etc. Só fomos registrar o nosso encontro no DVD seguinte, no “Ao vivo em Recife”. O projeto esse ano é divulgar esse DVD atual, “Sorriso 15 anos”, mas já pensado em novas propostas. Uma delas é continuar provocando encontros, duetos em busca de um novo DNA musical. Acho que dá pra gravar música com o Thiaguinho e com o Naldo. Será que eles topariam?


HG – Falando em Thiaguinho, sempre que existe grupo, fala-se em carreira solo. Você já tem uma carreira como produtor, compositor, pensa em fazer o Justin Timberlake e largar o grupo pra brilhar sozinho? Também tem a opção de fazer um projeto paralelo, né…

Bruno -  É verdade, toda hora vem esse assunto. rs
Não penso em nada disso no momento. Pra falar a real, sou muito Sorriso Futebol Clube. Sou workaholic total em prol do Sorriso. Sou doente pelo trabalho que realizo com a banda e tenho muito objetivos a realizar aqui. O trabalho paralelo eu já realizo. A minha função de produtor já é uma válvula de escape. Produzo muitas bandas. Sou o responsável, juntamente com meu sócio e amigo Lelê, em desenvolver toda parte musical e artística de artistas como Sorriso Maroto, Bom Gosto, Mumuzinho, Imaginasamba, Tá na Mente e muitos outros. Pra ser mais objetivo, não quero fazer carreira solo. Kkkkk

Bruno é produtor do Mumuzinho! Sucesso no RJ!

HG – Você também é compositor. Tem que ser corno pra ser compositor de música romântica? Você fica bêbado em casa, chorando? Como é o processo? Ou você tá tipo tomando e plim vem uma “Fica combinado assim”, uma “Me espera”?

Bruno -  Cada autor tem sua forma de expressar seu dom. Eu sou de duas formas: por livre e espontânea pressão, que é quando você compõe com hora marcada ou com um prazo de entrega, ou por inspiração. Já aconteceu de compor um pouco mais inspirado por uma traição, briga, também por estar loucamente apaixonado ou feliz. Quando acontece é perfeito e gosto mais. Imprime verdade aos fatos, entende?

HG – Falando em “Me Espera” eu amava o Sampa Crew. Que fim levou o grupo? São seus amigos? Ainda tem contato?

Bruno - Não tenho amizade com todos. Eles estão em nova formação fazendo shows pelo Brasil. Recentemente eu gravei um som com a Banda Play, que são de ex-integrantes do Sampa Crew. O nome da música é Não desligue. Linda música! Ouçam!


HG – Alexandre Pires está voltando pro SPC. O que achou da volta? Podemos esperar um Sorriso Maroto feat. SPC? Já pensou em regravar alguma?

Bruno -  Achei fo..! Sou fã do SPC, temos muita coisa em comum. O próprio Alexandre já me disse que vê o Sorriso como um novo SPC. Me sinto lisonjeado em ser comparado por ele a uma banda tão representativa do nosso segmento. Acho possível gravarmos sim! Seria o máximo! Já pensei em regravar no Sorriso a música “Você de volta”. A letra diz: “Você até que tentou, tanto pediu implorou…”

HG – Com certeza eles (o SPC) foram uma influência pra vocês, né? (Acho chique falar influência). Queria que você fizesse um top pagode pra mim. Uma playlist das suas preferidas do pagode. O que não pode faltar na sua seleção.

Bruno - Seguem algumas que estão na minha lista do iPod:
- Amor dos deuses (Fundo de quintal)
- Tom de liberdade (Fundo de Quintal) acho que o nome é esse.
- Oposto do meu ser (Exaltasamba) Minha dor (Exaltasamba)
- Você de volta (SPC)
- Corpo lúcido (Katinguelê)
- Te quero (Soweto)
- Shopping Center (Os Travessos)
- Um dia pra nos dois (Os travessos)
São muitas, mas essas são as mais ouvidas.

Obrigado, Bruno!! E Agora, Nós?? Rsrsrs… #Alockaaa

Nenhum comentário:

Postar um comentário